O marketing é a alma de qualquer negócio e é através dele que muitos conhecem o trabalho desenvolvido por diversas empresas, a fim de promover seus produtos e serviços e tornar a organização e o comércio relevantes e interessantes para os consumidores.

Criar tendências e mostrar como determinado produto é inovador ou diferente dentro do seu segmento no mercado é parte do trabalho dos profissionais de marketing. Em outras palavras, seu objetivo é saber vender a empresa e torná-la mais relevante.

Porém, dependendo do mercado de trabalho, fazer isso pode ser mais fácil ou mais difícil. Fazer marketing para uma empresa que vende sistema de alarme é totalmente diferente de uma logística, imaginemos então para um sistema digital jurídico.

Com isso em mente, o texto de hoje abordará o marketing digital jurídico e suas maiores tendências, mostrando como ele pode ser bem utilizado, impactante, seus benefícios, além de dicas e informações relevantes de como aplicá-lo no dia a dia.

Entenda mais sobre o conceito de Marketing Jurídico

Como sabemos, o marketing é um conjunto de ações que visa satisfazer as necessidades e desejos de um determinado público. Mesmo um software de inteligência artificial possui o público correto para fazer sucesso e conseguir se sustentar no mundo dos negócios.

Mas quando pensamos em marketing digital jurídico, muitos acreditam que isso pode ferir de alguma maneira as regras e normas da OAB, Ordem de Advogados do Brasil, e isso impossibilitaria que outros advogados conseguissem promover seus serviços.

Mas a verdade é que, se feito da maneira correta, não só é permitido como também indicado por muitos profissionais da área, afinal, como vão saber que seu trabalho é bom se não te conhecem ou não possuem informações o suficiente sobre você?

Claro que assim como se contrata uma empresa de contabilidade para micro empresas, é totalmente normal também se contratar organizações que lidam com marketing jurídico, sendo essa uma alternativa bastante válida para muitos dentro desse segmento.

Portanto, para entender melhor como funciona esse meio e como fazer com que suas estratégias de marketing e publicidade sejam úteis e efetivas, mesmo estando nesse meio, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor explorado e abordado.

O marketing digital e suas vantagens

Seja em prol da sociedade ou de empresas que necessitam de automação comercial equipamentos e industrial, a tecnologia e a internet moldaram como a era digital funciona e sempre estão surgindo cada vez novas maneiras de utilizá-las a favor de algo.

Com as pessoas buscando novos métodos de conseguir implementar suas ideias de marketing, de promoção de conteúdo, produtos e serviços, para que continue atendendo o mercado, o segmento precisa se movimentar e entregar o que o público quer.

Isso significa que não só se torna mais simples encontrar clientes que buscam isso na internet como aumenta a possibilidade de atrair a atenção de novos leads, da mesma forma que serviços de assessoria trabalhista também fazem.

Claro que nesse tipo de meio, o networking, por exemplo, sempre será muito bem-vindo, mas ainda sim é apenas um dos canais a ser preenchido e que utiliza do marketing. Ainda existem muitos outros que podem ser explorados, aumentando o alcance do negócio.

É uma matemática bastante simples. Antigamente, apenas depender de relações fora da internet até facilitava porque não existia esse contato fora de um certo círculo em determinadas regiões. Já hoje em dia, isso se tornou apenas uma pequena fração do que é possível fazer.

Resumindo, seja na tradução de documentos para uma linguagem mais simples para o cliente ou na aplicação de serviços jurídicos diretamente para empresas e pessoas comuns, o meio digital precisa ser explorado para que um negócio se mantenha ativo atualmente.

Alguns dos motivos em investir nesse tipo de marketing é:

Ganhar maior alcance da marca;
Tornar-se autoridade em seu segmento;
Aumentar o lucro;
Conseguir indicação de novos clientes.

E, para se tornar mais relevante dentro do mercado de atuação e conseguir impor seu trabalho, bem como os benefícios que eles trazem e como fazer isso de forma interessante e que atraia a atenção do cliente, é necessário seguir algumas tendências.

Tendências do marketing jurídico

Agora que ficou mais claro a importância e necessidade do marketing digital jurídico, chegou o momento de analisar e conhecer algumas de suas tendências para o ano de 2022. Sem mais delongas, confira!

01 – Investir no SEO

Seja para promover seu negócio de certificação de rede ou seus serviços jurídicos digitais, o SEO (Search Engine Optimization) é a utilização dos mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo! e Bing através de um ranqueamento, oferecendo ao cliente o site com maior relevância.

O marketing digital tem utilizado da criação de conteúdo dentro do site de advogados, empresas e pessoas ligadas ao meio como forma de chamar a atenção de pessoas que se interessam pelo assunto e gerar curiosidade nelas.

O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais concretas e sólidas de se permanecer ativo e relevante no meio digital e, através dessa técnica junto com outras ferramentas de SEO, 2022 pode ser o ano que vai mudar as perspectivas desse mercado.

Em outras palavras, invista em assuntos, listas e conteúdos que realmente interessem os usuários e façam com que ele busque entender mais sobre o assunto, oferecendo algo de qualidade e tornando a sua empresa conhecida.

02 – Crie conteúdo audiovisual

O conteúdo audiovisual tem ganhado muita visibilidade por conta das pessoas consumirem vídeos, stories e conteúdo no Youtube e Instagram, sem mencionar serviços e plataformas de streaming. Portanto, a mídia jurídica pode utilizar isso a seu favor.

Isso significa que, investir novamente na criação de conteúdo, mas utilizando o audiovisual como forma de alavancar e ganhar mais atenção por parte de leads e clientes de todas as regiões, é uma excelente tendência para o ano de 2022.

Antigamente, todo conteúdo, nota e informações, eram encontradas apenas na forma de leitura e, de acordo com a Pirâmide do Aprendizado, quando se lê algo, apenas cerca de 10% das informações ficam retidas em nosso cérebro.

Para ajudar, o conteúdo do marketing digital jurídico não é entretenimento, portanto, possui termos, sentenças, palavras e contextos muito mais complicados, prejudicando leigos ou pessoas, que ainda estão adentrando a área, de entender o real objetivo daquilo.

Seja para vender seus produtos ou se apresentar para um cliente, através do conteúdo audiovisual, é possível abraçar um novo público e alcançar novas metas, expandir o mercado e, melhor ainda, criar uma comunidade informada e que sabe a importância do trabalho.

03 – Crie presença digital

Uma coisa que muitos esquecem é que não basta só estar na internet para conseguir atrair público e mostrar o seu trabalho para outros. Também é preciso criar e desenvolver a sua presença digital e mostrar para os interessados que a marca está disposta a crescer.

Como tendência para o ano de 2022, podemos dizer que é possível através das redes sociais aumentar essa presença, coisa que o marketing digital jurídico precisa investir mais, afinal, são poucos os que realmente pensam em maneiras de interação com seus clientes e consumidores.

A presença digital é construída aos poucos e precisa de constante evolução e manutenção para se manter forte, além de englobar diversas ações que ajudam a torná-la impactante e respeitada pelo o público.

Alguns exemplos disso são os atendimentos realizados às pessoas, a qualidade dos produtos e serviços prestados, o quão relevante é o conteúdo criado pela marca, os feedbacks que as pessoas dão e até a fluidez e facilidade de controle de acesso e navegação do site.

Os grande benefícios que isso traz sempre estão ligados a coisas que uma marca normalmente já conseguiria, como maior alcance da marca, maior número de vendas de serviços e maior lucro, mas o mais interessante é a autoridade criada.

Quando a empresa se torna autoridade em determinado segmento, ela se torna referência e, quando pensamos no marketing digital jurídico, isso é ótimo tanto para o mercado quanto para como os outros o enxergam, sejam pessoas comuns ou organizações.

Considerações finais

Entendendo melhor como o mundo se adapta às diferentes maneiras de negócios, fica muito mais simples de conseguir utilizar o marketing digital jurídico. É necessário apenas entender qual o seu objetivo e como atingir o seu público.

Como dito no começo do texto, o marketing e a publicidade são a alma do seu negócio e, juntos com as decisões tomadas pela marca em prol de oferecer o melhor para o cliente, o sucesso se torna mais fácil de ser alcançado.

Sem mencionar que, através dessas estratégias, é possível ter uma espécie de orientação para quais caminhos percorrer, ajudando e muito as diversas empresas que trabalham no meio a conseguir crescer e mostrar seu trabalho no segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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