Atualmente, é bastante comum que um negócio, seja ele de pequeno ou grande porte, tenha uma presença digital. As redes sociais, como o Instagram por exemplo, possui uma ferramenta muito popular com os usuários, que é o reels.

Criado em 2019, o reels conseguiu se popularizar no ano de 2020, e com a chegada da pandemia do COVID-19, a ferramenta começou a ser utilizada com mais frequência pelos usuários, logo, tornou-se ainda mais popular na internet. 

Como alguns já sabem, o reels é uma ferramenta que foi inspirada totalmente no aplicativo TikTok, uma rede social que é focada somente em vídeos curtos, ou seja, é o mesmo conceito do reels. 

O formato de vídeos que esses aplicativos oferecem, é extremamente útil para falar de certos assuntos, como tratar sobre os serviços oferecidos por um escritório de contabilidade imposto de renda, que geralmente, tratam de temas que, inicialmente, não conseguem ser compreendidos pela maioria das pessoas.  

A ferramenta do Instagram consegue sanar as necessidades mais básicas dos usuários, disponibilizando a possibilidade de editar os vídeos, adicionando músicas, textos e filtros coloridos. 

Porém, engana-se quem acha que a edição se limita apenas nesses itens. O editor também é capaz de:

Sobrepor imagens;
Aumentar e diminuir as velocidades do som;
Aumentar e diminuir as velocidades da imagem;
Adicionar o temporizador, possibilitando a gravação sem as mãos.

Na prática, para criar ou postar o conteúdo, basta acessar o aplicativo do Instagram, e clicar na opção criar postagem. Independente do sistema operacional do smartphone, a opção fica na parte superior da interface, próxima às notificações. 

O conceito básico para conseguir a atenção do público com o conteúdo é aprender a usar todas as funções que o reels tem para oferecer. 

Pense que, em 30 segundos, você deve ser objetivo e ao mesmo tempo, abordar as principais características do tema que pretende abordar. 

Como o reels consegue ser útil para negócios?

Atualmente, o Instagram está sendo a plataforma mais usada para que as empresas possam divulgar seus respectivos produtos. 

Além disso, é a principal alternativa para criar relações com os clientes. Ou seja, as redes sociais podem ser vistas como uma fonte de lucro alternativa, como a antecipação de duplicatas, que são os lucros obtidos a prazo. 

Desde o seu surgimento, o Instagram vem conquistando muitas pessoas com a possibilidade de trocar mensagens, enviar curtidas, e seguir novas pessoas. Essa liberdade tem atraído cada vez mais os donos de negócios. 

No Brasil, estima-se que a rede social tenha cerca de 70 milhões de usuários. Essa informação é extremamente útil para as lojas virtuais, e consequentemente, a plataforma acaba se tornando um campo fértil para as vendas online.

Nesse contexto, podemos aproveitar também o fato de que as redes sociais possuem um grande alcance. Nesse sentido, o gestor pode, por exemplo, divulgar serviços de escrituração de maneira que o público entenda como funciona todo os processos 

No Instagram, é comum que as pessoas pesquisem por determinados produtos ou serviços, para saberem como funcionam e, além disso, saber as avaliações dos mesmos. 

Nesse sentido, o reels vem se tornando a principal ferramenta de demonstração que uma loja virtual pode ter na plataforma. 

Com o tamanho acesso que o Instagram está tendo, seus produtos terão mais visibilidade, atingindo várias pessoas que mostram ter interesse em comprar aquela mercadoria. 

Por isso, em certos negócios, é praticamente obrigatório ter uma presença digital para atingir novos clientes. 

É o caso de empresas que trabalham com consórcio imobiliário, um serviço que se for divulgado em massa, tem mais chances de conseguir o número ideal de pessoas para se juntar e conseguir adquirir uma casa. 

É importante pontuar que os conteúdos devem ser feitos de maneira dinâmica, para que o público não fique entediado. 

Ou seja, se tratando de serviços advocatícios, é interessante que o conteúdo seja explicado da melhor maneira possível, sem utilizar muitos termos técnicos, e usando e abusando de exemplificações. 

Quais as vantagens do reels para um negócio?

Após entender a importância que essa ferramenta traz para um negócio, é chegado o momento que é preciso entender os principais benefícios que o reels pode oferecer ao usuário. 

Por se tratar de vídeos curtos, eles facilitam a venda e o reels tornará o seu perfil ainda mais atrativo, fazendo com que os clientes fiquem ainda mais atraídos pelo seu serviço. 

É importante pontuar que, ao desenvolver o conteúdo, é preciso utilizar palavras simples, no sentido da tradução juramentada, utilizando termos conhecidos publicamente. 

O alcance dos seus serviços advocatícios podem aumentar ainda mais, pelo fato da plataforma ser, geralmente, utilizada por meio de smartphones. 

Logo, os seus seguidores poderão compartilhar utilizando poucos cliques, o que consequentemente, trará um ótimo retorno para o seu negócio. 

Dessa forma, é certo dizer que o reels, se tornou hoje, uma das ferramentas mais usadas dentro do Instagram para que os usuários conseguissem criar conteúdos. 

Atualmente, muitas empresas utilizam o formato de vídeo rápido, justamente para explicar a forma que as coisas funcionam, como os processos operacionais dentro de uma consultoria em redução de custos

Dependendo da forma em que for utilizada, é possível que o usuário consiga vender o seu produto ou se tornar viral na rede social. 

Para entender melhor como essa ferramenta se tornou tão popular, basta saber que o reels é hoje, a principal opção que os usuários têm para expressar suas opiniões e sentimentos. Além disso, tornou-se uma das principais plataformas para divulgar produtos. 

Atualmente, não é difícil encontrar empresários explicando, por exemplo, a forma de funcionamento de um software de gerenciamento para ativos, e como isso pode ser importante para controlar a parte financeira dentro de uma empresa. 

No geral, é possível ver vídeos de vários assuntos, mas a sua grande particularidade é o tempo dos conteúdos, que por sua vez, são curtos. Na realidade, as pessoas estão cada vez mais atraídas por conteúdos simples e rápidos de serem vistos. 

O tempo máximo que um vídeo pode tomar é, no máximo, 30 segundos. Através da agilidade que as informações são passadas no conteúdo, a tendência é que a pessoa se prenda ainda mais na plataforma para consumir materiais do mesmo tipo. 

Como o reels pode ser útil para serviços advocatícios

Alguns profissionais têm o objetivo de criar uma presença digital e, semanalmente, realizar ao menos duas postagens em suas páginas para conseguir seguidores de forma progressiva. 

Podemos considerar a rede social como uma vitrine digital, que é formada pelas publicações e, por sua vez, é extremamente importante ter para que os usuários saibam do que se trata o seu perfil. 

Caso estejam buscando serviços em que você pode prestar, por exemplo, automaticamente será gerado novos clientes através das visualizações da sua vitrine virtual. 

O mesmo vale para pessoas que trabalham em outros ramos, como consultoria tributária. É possível criar conteúdos sobre as obrigações fiscais de forma simples, para que o público entenda. Automaticamente, esses posts se tornarão a vitrine virtual da página. 

Além de construir a sua vitrine virtual, automaticamente estará sendo construído um nível de autoridade no ramo em que a sua página atua, no caso, assuntos advocatícios. 

Ter autoridade sobre o que você fala é um dos fatores que fazem com que você tenha preferência pelos clientes, afinal, é através da autoridade, e outros fatores, que a confiança do cliente é conquistada. 

Se o advogado atua em uma área específica do Direito, como direito digital, por exemplo, o mesmo pode reforçar a sua autoridade digital desenvolvendo conteúdos que buscam tratar sobre assuntos correlatos. 

Obviamente, desenvolver esses materiais tem o objetivo principal de conquistar novos clientes, fazendo com que eles entrem na sua página para conhecer os serviços advocatícios que você trabalha. 

É interessante que o advogado busque fazer de 3 a 4 publicações por semana, e mapear com os relatórios disponíveis pelo Instagram, o engajamento do público. 

Uma ótima alternativa para fazer com que o público-alvo faça interações maiores na página, é buscar pelas perguntas mais frequentes que rondam o mundo do Direito. 

Por fim, temos a possibilidade do profissional jurídico se tornar um influencer digital. Para isso, é preciso desenvolver muitos conteúdos, ou seja, tornar hábito postar um ou mais materiais por dia. 

Para criar uma influência digital, é necessário acompanhar a maneira como os seguidores estão interagindo com a página, e isso pode ser observado pelo número de curtidas e comentários feitos em um post. 

Para que a página dê certo, é preciso que você crie conteúdos que façam com que o público tenha uma interação maior. É possível observar que as interações são, de fato, extremamente importantes para que a página consiga evoluir. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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