Ter mais visibilidade em seu site médico, independentemente se for da área ou da divulgação de um software de inteligência artificial, é um dos principais meios de aumentar sua autoridade online e conseguir mais clientes.

Entretanto, é preciso ter atenção no caso dos sites médicos, uma vez que existem diversas regras do conselho de medicina com relação a divulgação de informação como um todo dentro desse universo.

Porém, com uma boa estratégia, você consegue estruturar seu site para apresentar um material de qualidade e atrair muito mais consumidores para ele, aumentando a possibilidade de seus pacientes crescerem cada vez mais.

Além disso, os sites possuem uma série de detalhes, que hoje são muito relevantes no mercado. Embora não seja ideal que os pacientes procurem na internet sintomas e termos técnicos, esse tipo de ação não é mais passível de controle.

Por conta disso, a melhor maneira acaba sendo aplicar conhecimentos adequados em seu site com um botão de comando e outras ferramentas, garantindo que as pessoas terão informações precisas e pautadas na capacidade de um profissional dentro de sua função.

Entretanto, não adianta criar um site de qualidade e produzir conteúdo complexo se você não atrair de fato os pacientes para suas páginas, por isso, é muito importante conseguir ampliar sua visibilidade na internet.

Esse é um processo que demanda tempo e foco, principalmente pela quantidade de sites no mercado que oferecem informações úteis, fazendo com que você tenha que pensar em maneiras de se destacar nesse processo.

Assim, o marketing de conteúdo, que prevê a criação de material detalhado acerca de um determinado tópico, tem ganhado muita força na internet.

Nesse caso, é ainda mais relevante, uma vez que as publicações em ferramentas digitais se enquadram na possibilidade do marketing médico. Por isso, criar seu blog, com certificação de rede, na área em que atua pode ser uma maneira de aparecer mais.

Para lidar com esse tipo de ação de maneira efetiva e aumentar o número de visitas em seu site, tornando-o mais relevante, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar novos patamares de atividades.

Vale lembrar que cada site é único, e mesmo aplicando corretamente as dicas apresentadas, você pode ter um resultado completamente diferente de outro profissional com a mesma especialização.

Por isso, é importante adaptar as informações referentes a seu blog para sua rotina e realidade, garantindo uma estrutura de publicações de qualidade, sem perder o espaço enquanto profissional da área da saúde.

Dessa maneira, você consegue trabalhar com um blog de maneira muito mais expressiva, garantindo um posicionamento adequado no mercado e otimizando as chances de aumentar seus pacientes.

1.    Planejamento

O primeiro passo para conseguir trabalhar adequadamente em seu blog de medicina é o planejamento. Definir objetivos e passos que devem ser seguidos é fundamental para uma estrutura adequada de publicações.

Pense em quais são os focos de seu consultório e como você pode expressar isso através de uma boa interação com o público, gerando ideias para publicações e para ações que serão utilizadas – assim como acontece, por exemplo, em uma empresa de automação.

2.    Público-alvo

Um dos elementos mais importantes para aumentar a visibilidade para um blog é saber com quem você está tentando se comunicar. Entender seu público-alvo é o principal meio de fazer isso.

O público-alvo de seu blog é um grupo de pessoas que têm interesses e gostos em comum, com uma grande chance de consumir seu material. Podem ser:

Pessoas que realizam as mesmas atividades;
Pessoas com quadros clínicos semelhantes;
Entusiastas de conhecimento médico;
Estudantes e profissionais da área.

Independentemente de como esse grupo é formado, ele será a base de suas ações de marketing, sobretudo para conseguir angariar um resultado mais expressivo do ponto de vista técnico, uma vez que eles continuarão a consumir o que você publicar.

3.    Estratégias digitais

Um blog é uma excelente maneira de se comunicar com seus pacientes de forma mais aberta, apresentando material de qualidade que pode efetivamente ajudá-los. 

Entretanto, existem algumas estratégias comuns entre empresas médicas e  de sistema de alarme, por exemplo, que precisam ser usadas para buscar seu sucesso.

O primeiro passo é a estrutura de seu site. Se ele parece amador ou mal feito, dificilmente terá a atenção necessária para esse tipo de atividade, o que pode prejudicar seu engajamento como um todo.

Por isso, o ideal é buscar um designer ou um template profissional para colocar a estrutura de seu blog. Além disso, a responsividade também é um ponto muito importante enquanto estratégia de comunicação.

A maioria das pessoas hoje utiliza os smartphones como dispositivo para navegar na web, e o site responsivo consegue se adaptar às telas reduzidas destes aparelhos sem perder a qualidade técnica de seu blog.

4.    Conteúdo de qualidade

Existem diversos blogs e sites com conteúdo médico, e em grande parte ele não oferece a qualidade necessária para que os usuários tenham confiança no que está sendo escrito. Por isso, é muito importante que você consiga trabalhar com mais efetividade nestas ações.

Ao oferecer um material verdadeiramente relevante, você acaba atraindo muito mais pacientes para acompanhar suas publicações, além de se firmar como uma autoridade em termos da especialização que você ocupa, aproveitando conceitos como a automação elétrica.

5.    Atenção a concorrência

Embora a profissão de médico tenha suas restrições quanto à concorrência, isso não se aplica a blogs e sites. Por isso, é interessante que você acompanhe a movimentação de seus concorrentes pelo mercado.

Dessa maneira, você consegue compreender melhor a movimentação do público e seus interesses, conseguindo dessa maneira otimizar sua plataforma de maneira mais funcional e saudável.

Cuidado, entretanto, para não cair no erro de utilizar estratégias ou copiar material de outros blogs e sites. Esse tipo de prática é extremamente antiética e pode ter sérias repercussões legais, por isso deve ser evitada a todo custo.

6.    Valores do blog

Os valores são responsáveis pela estruturação de uma empresa, seja ela do segmento que for. Por isso, é muito importante ter seus valores bem definidos quando estiver aplicando seu material para divulgação do público.

Ter a missão e a visão de seu consultório como base para o blog com controle de acesso, é uma excelente opção, permitindo uma estrutura de qualidade para otimizar suas interações como um todo, trazendo uma identificação para seus pacientes.

7.    Storytelling

Muitas vezes, o conteúdo em texto pode acabar ficando maçante, ou repleto de termos técnicos que dificultam a compreensão. Nestes casos, é importante tornar o material mais acessível.

Uma boa maneira de explorar este conceito é através do storytelling. Quando você conta uma história, é mais fácil para o consumidor absorver o conteúdo que está sendo apresentado, compreendendo melhor o que você está tentando passar.

8.    Parcerias

Uma excelente maneira de conseguir ampliar seu potencial é através de parcerias. Com esse tipo de ação, é possível trabalhar com muito mais impacto dentro das redes sociais. As parcerias entre especialistas de diferentes áreas podem ser muito benéficas.

Quando um médico compartilha seu conhecimento com outros parceiros, acaba criando uma rede de segurança para os pacientes, uma vez que a parceria funciona como uma espécie de validação do trabalho dos parceiros.

Assim, você acabará tendo um impacto muito maior em suas atividades, garantindo um networking mais efetivo para o blog.

9.    Redes sociais

As redes sociais possuem um impacto impressionante nos dias de hoje. Milhões de usuários acessam diariamente estas plataformas em busca de engajamento e interação com outros usuários e empresas.

Por isso, criar material para utilização nas redes sociais pode ser uma excelente maneira de se aproximar de seu público. Uma vez que você possui uma interação maior pelas redes, é o melhor canal para entender o que seus pacientes estão procurando.

Além disso, é muito fácil compartilhar material nesse tipo de ferramenta, o que ajuda muito blogs médicos a aumentarem o potencial de usuários acompanhando as publicações sobre segurança biológica e outras frentes importantes de saúde.

10. Engajamento em diversos canais

Engajar-se não é uma atividade isolada, ou mesmo restrita às redes sociais. É preciso saber trabalhar nos mais diversos meios de impacto dentro do marketing digital para atingir seus objetivos de maneira expressiva.

Seja usando e-mail, impulsionamento de publicações e outras atividades, o engajamento é o foco de qualquer blog médico que deseja se manter relevante no mercado.

Considerações finais

Dentro do marketing médico, a utilização de blogs pode ser uma excelente alternativa para criar uma base de pacientes integrados ao material que você está oferecendo, sem ferir nenhuma das regras dos conselhos de medicina.

Ainda assim, é importante pensar em como você pode otimizar estes resultados de forma comercial, uma vez que o blog deve gerar retorno para ter sua utilidade aplicada da maneira correta.

Por isso, é muito importante você entender como e porque deve aproveitar esse tipo de interação e assim ampliar exponencialmente as capacidades de seu blog.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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